Daniela Lima, de São Paulo
Ao mesmo tempo em que fará o primeiro ato oficial de sua campanha à Prefeitura este ano, o candidato do PSDB, José Serra, apresentará aos eleitores suas armas para a guerra pelos votos na internet.O tucano lançará seu site ao meio-dia, mesmo horário do evento que marca o início da disputa municipal para o PSDB. Além do site, o marketing de Serra na internet contará com um jogo para celulares e tablets e a possibilidade de baixar um ringtone com o jingle do candidato, que foi baseado no hit “Eu quero Tchu, Eu quero Tcha”.
A página de Serra na internet foi desenvolvida para se adaptar a diferentes tipos de tela, desde computadores até telefones. Na parte de conteúdo, vídeos e programas que permitem sugestões para cada rua ou bairro da cidade estão entre os principais atrativos.
O site foi desenvolvido pela empresa Soda Virtual, que havia ajudado a criar parte do conteúdo virtual da campanha à Presidência do tucano, em 2010. Para a eleição municipal, a equipe criou uma espécie de mapa, que possibilita ao eleitor inserir seu CEP ou um endereço e deixar registradas sugestões para obras e melhorias em cada local da cidade.O próprio Serra apresentará algumas das ferramentas de interação do site em um vídeo, de cerca de dois minutos. “Vamos sonhar a nossa cidade juntos”, diz o tucano na gravação.Haverá uma interação entre o site e as redes da campanha tucana no Twitter e no Facebook, o que faz os organizadores da página apostarem numa estreia com boa audiência.As redes sociais também inspiraram a criação de um aplicativo que está entre as principais apostas da campanha tucana na internet.
O jogo “tucaninho” poderá ser baixado em celulares e tablets. Nele, o usuário deverá conduzir um pequeno tucano entre obstáculos como pequenos aviões de papel, helicópteros, pipas e prédios. O desempenho de cada jogador no desafio da ave poderá ser compartilhado nas páginas das redes sociais. Será possível, ainda convidar um grupo de amigos para testar o melhor desempenho numa competição on line.