Hackers testam urnas eletrônicas do TSE
20/03/12 15:10Começou nesta terça-feira os testes de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de outubro.
Os 24 participantes que se inscreveram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vão tentar quebrar o sigilo do voto, substituir o software usado nas urnas e extrair dados da memória do equipamento. Para isso, podem usar programas e métodos utilizados geralmente por hackers para invadir sistemas.
O primeiro teste desse tipo aconteceu em 2009, nas urnas que foram usadas nas eleições de 2010. Como as urnas que serão usadas neste ano possuem um novo sistema, novos testes foram convocados.
Diferentemente de 2009, quando houve premiação para quem conseguisse os melhores resultados nos teste, neste ano os participantes terão apenas um certificado de participação e serão classificados de acordo com seu desempenho.
Os testes das urnas vão até a quinta-feira (22) e o resultado será apresentado no dia 29 deste mês.
Urna eletronica deveria mostrar o recibo do voto dado(sem acesso ao eleitor) e despejar este voto em uma urna transparente.
Após fechamento da votação, mesários, representantes partidos e dos eleitores daquela seção, contam estes votos de papel e conferem o resultado com disco da votação eletronica.
Transparente e fácil!
Acreditar no TSE , no escuro , é que não dá!