Conselho da EBC discute cultos religiosos na TV Brasil
07/03/12 16:00O Conselho Curador da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) realiza na próxima quarta-feira (14) uma audiência para discutir a veiculação de programas religiosos na grade da TV Brasil e nas emissoras de rádio controlados pela estatal.
No ano passado, o conselho decidiu suspender a transmissão de missas católicas e cultos evangélicos na TV pública com o argumento de que era preciso permitir a diversidade religiosa, sem privilegiar qualquer religião.
As igrejas recorreram à Justiça e uma liminar manteve a pregação no ar.
Após a polêmica, o conselho criou grupo consultivo para avaliar o caso. Parte do conselho defende o fim da programação religiosa com o argumento de que o Estado é laico.
Os atuais programas religiosos da EBC foram herdados de antigas emissoras que foram incorporadas à empresa.
Da TVE do Rio vieram “A Santa Missa”, transmitida há mais de 30 anos, e o também católico “Palavras de Vida”, ambos vinculados à Arquidiocese do Rio. Também com mais de três décadas de exibição pela educativa do Rio, ainda presente na grade está o programa “Reencontros”, de orientação evangélica.
Em Brasília, a Rádio Nacional transmite desde a inauguração da cidade uma outra missa, esta da Arquidiocese local.
Se o estado é laico porque todos os brasileiros teem que seguir o que a santa igreja determina ? santa igreja cheia de erros,que engana o povo, que prega a reforma agrária e que não divide o que possui,o lema dela é faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.
Para que tanta confusão! Basta permitir que outras manifestações religiosas também expresar seu credo na TV Pública. É melhor ouvir falar de religião do ficar exposto à violência dos filmes.
O estado é laico, mas não quer dizer que não possa transmitir programas de cunho religioso. A questão é que não se deve só abrir a grade de programação para o cristianismo, deve-se abrir a grande para a programação de outras religiões. Jesus diz na bíblia: “Na casa do meu Pai há várias moradas.” As religiões são galhos de uma mesma árvore, são meios de transportes ido todos ao mesmo lugar. Sendo o cristianismo o avião das religiões. Tanto que o catolicismo participa de encontros ecumênicos. E o papa João Paulo II disse: “As religiões orientais são sementes da verdade.” E eu digo que toda semente pode se tornar uma árvore grande e frutífera. Meu Twitter: @victorgeo10